Fidelize seus clientes o quanto antes para acelerar seu crescimento. é um ponto muito importante para quem pensa em crescimento.
O e-commerce é um canal de vendas em enorme ascensão e que se torna cada vez mais competitivo. O que, às vezes, podemos não ter total conhecimento é sobre como obter êxito neste meio.
À medida que mais usuários passam a estar presentes no cenário digital, se faz necessário o uso de estratégias, como o sistema de pontos, para se diferenciar da concorrência que começa a aparecer e, assim, fidelizar os clientes.
O que é sistema de pontos?
O sistema de pontos nada mais é do que adquirir pontos a cada vez que se utiliza um cartão de crédito, aplicativo ou uma conta bancária em uma compra que foi realizada.
A cada valor gasto, é gerada uma determinada quantidade de pontos que, quando acumulados, permitem a troca por produtos, milhas, cashbacks creditados na fatura, entre outras possibilidades. Portanto, quanto mais o cliente compra, mais pontos ele ganha.
Benefícios do sistema de pontos para e-commerces
Se engana quem pensa que o programa de sistema de pontos só é benéfico para os clientes. Os lojistas também se beneficiam dessa prática, como podemos ver a seguir.
Fidelização de clientes
Oferecer o sistema de pontos em seu e-commerce, contribui para que seu cliente, uma vez satisfeito devido às vantagens que o programa proporciona a ele, se fidelize ao seu negócio mais facilmente. Ou seja, ele passa a criar um vínculo mais duradouro com sua marca.
Redução de custos
Atrair um novo cliente tem um alto preço, considerando todos os investimentos feitos para isso. Dessa forma, manter uma base de clientes permite que seus custos sejam reduzidos, pois, quanto maior a receita gerada através desses que lá já estão, menor a necessidade de investir em novos clientes.
Aumento do Lifetime Value
O Lifetime Value (LTV) ou, valor líquido, é uma métrica que estima a receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida como cliente. Com o sistema de pontos implementado em seu negócio, o consumidor se mantém ativo na loja por mais tempo, influenciado pelos créditos que já possui em razão do cashback.
Aumento do Ticket Médio
Com a possibilidade de ter cashback em suas compras, o cliente passa a aproveitar os créditos conquistados para fazer compras com valores maiores, o que aumenta o Ticket Médio.
Maior credibilidade da marca
Permitir que o comprador tenha cashback nas suas compras, ou até mesmo a possibilidade de trocar pontos por produtos, cria nele uma sensação de geração de valor em relação à sua marca, aumentando a sua credibilidade e a boa reputação para o mercado.
Disponibilize de forma fácil o sistema de pontos
Depois de ver que esta prática é tão benéfica para um negócio, é hora de implementá-la em sua loja online. Para isso, há a possibilidade de contratar uma empresa especializada na gestão de programas de fidelidade.
Estas empresas proporcionam sistemas próprios onde você pode cadastrar os clientes aptos a participar dos programas de fidelidade ou permitir que eles mesmos se cadastrem de forma manual.
Outra maneira de implementar o sistema de pontos, é possuir uma boa plataforma de e-commerce, podendo incluir, assim, um módulo para gerenciar todas as informações sem precisar alterar a estrutura do site.
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