Conseguir se destacar das centenas de concorrentes online é essencial para a sua loja virtual. Além de desenvolver estratégias comerciais adequadas, é preciso se preocupar com questões técnicas e operacionais – inclusive, das plataformas. Para se destacar nas buscas feitas por usuários, por exemplo, o Google E-A-T (ou Google EAT) é crucial.
Esse conjunto de regras do maior buscador da Internet orienta a classificação dos sites e pode ajudar seus resultados. Para tanto, é necessário conhecer os fatores e saber como colocá-los em prática.
Neste artigo, você entenderá o que representa o Google E-A-T e como colocá-lo em prática.
O que é o Google E-A-T?
O Google E-A-T consiste em uma atualização do algoritmo do Google que foca em apresentar resultados de qualidade e mais alinhados com a intenção de busca do usuário. Ele serve como um filtro de qualidade, aumentando a chance de conteúdos melhores e mais eficazes serem apresentados nas primeiras posições das páginas de busca.
Para que isso aconteça, o Google E-A-T se baseia em três critérios principais:
E: expertise;
A: authoritativeness ou autoridade;
T: trustworthiness ou confiança.
Esses são critérios que ajudam a indicar o nível de qualidade de determinado endereço online. Isso acontece porque eles apontam se o conteúdo é aprofundado e confiável o bastante para se destacar.
Por que é importante conhecer esse conceito?
Para entender a relevância do Google E-A-T, é preciso compreender que uma das prioridades do Google, enquanto serviço de busca, é garantir que o usuário tenha a melhor resposta possível. Então, entre os endereços publicados, o buscador deseja mostrar primeiro ao usuário o que ele considera ser mais adequado.
Uma das formas de fazer isso é por meio da estratégia de Search Engine Optimization (SEO). Com o uso de determinados critérios, um site pode se destacar dos demais e conseguir posições mais altas na página de busca. Isso gera mais visibilidade e, potencialmente, mais cliques.
Porém, um site pode desenvolver uma estratégia de SEO e alcançar boas posições, mesmo não tendo qualidade. Para evitar que isso aconteça é que existe o Google E-A-T.
Esses critérios “alimentam” o algoritmo do Google, que classifica as páginas de acordo com a qualidade. Após a parte automatizada, esses resultados são conferidos por avaliadores de qualidade do Google e os critérios E-A-T estão entre os pontos de avaliação.
Portanto, ter um Google EAT elevado costuma fazer com que seu site seja considerado de mais qualidade, o que pode levá-lo a ocupar posições melhores nas páginas de busca. Isso faz parte de uma estratégia digital com maior potencial de resultados.
Qual a relação entre Google E-A-T e YMYL?
O Google E-A-T é importante para todos os sites, mas é especialmente relevante para aqueles que fazem parte da classificação Your Money or Your Life (YMYL).
O YMYL é composto, no geral, por endereços ligados a questões médicas ou de saúde, jurídicas ou financeiras. Logo, costumam envolver endereços que podem afetar a tomada de decisão dos usuários de modo relevante. Isso aumenta a necessidade de autoridade, confiança e expertise, devido à natureza das informações apresentadas.
Porém, esses podem não ser os únicos sites dentro da classificação YMYL. Embora não haja confirmação por parte do Google, especula-se que a realização de transações financeiras em um endereço faça com que ele seja classificado de tal modo.
Isso impacta diretamente os e-commerces, devido à disponibilidade de pagamento por cartão de crédito na própria plataforma.
Portanto, o Google EAT também afeta o desempenho da sua loja virtual. Com uma classificação elevada, a tendência é que seu endereço seja mostrado acima de outros nas buscas feitas por usuários.
Essa é uma forma de aproveitar o período em que um cliente se prepara para escolher e fazer uma compra. Com sua loja virtual em destaque, graças ao Google EAT, a tendência é que as vendas aumentem.
Como saber se um endereço tem E-A-T alto?
Sabendo da importância do Google E-A-T, é natural querer saber como determinado site se posiciona em relação a essa classificação. No entanto, não existe um mecanismo oficial para medir essa classificação.
Portanto, o mais relevante é entender o que pode elevar os resultados do Google EAT e garantir que as práticas sejam aplicadas ao seu endereço. Mesmo assim, no geral, é possível notar que sites que se posicionam melhor tendem a apresentar um valor maior quanto a esse padrão de qualidade.
Como aumentar o E-A-T da sua loja virtual?
Elevar o nível de Google E-A-T do seu site depende, primeiramente, do tipo de endereço. Sites que publicam conteúdos com regularidade precisam se preocupar também com o autor e seu nível de autoridade e expertise. E-commerces, por outro lado, devem adotar uma estratégia um pouco mais específica.
Para entender o que a sua loja virtual deve fazer, confira estratégias que podem ajudar a aumentar o E-A-T.
Tenha boas avaliações
As avaliações de consumidores são fontes importantes de informações sobre os produtos e as ofertas. Tanto é verdade que metade dos brasileiros não compra sem antes ler as avaliações disponíveis.
Em termos de Google E-A-T, isso é ainda mais relevante, já que ajuda a atender aos três critérios. Com avaliações positivas, o cliente terá mais confiança em realizar a compra. Já um volume maior de avaliações pode ajudar a consolidar expertise e autoridade.
Portanto, é fundamental estimular os compradores a deixarem uma avaliação sobre o produto e a experiência de compra. Quanto mais pessoas contarem como foi fazer um pedido na loja, mais positivo isso tende a ser para o endereço.
Atualize as informações constantemente
Manter as informações sempre atualizadas é uma prática que costuma ser bem avaliada pelo Google. Por isso, é interessante revisar periodicamente as informações da sua loja virtual.
Se houver mudanças nas informações de contato ou na política de trocas, por exemplo, atualize as devidas áreas. Também é interessante acrescentar e retirar produtos conforme a disponibilidade, atualizar as informações das páginas de produtos e assim por diante.
Todas essas alterações são percebidas pelo Google e podem sinalizar para o buscador que o conteúdo permanece relevante e é cada vez mais completo.
Cuide da segurança da loja virtual
Para os critérios do Google E-A-T, especialmente no setor YLYM, é fundamental cuidar da segurança do site. Como lojas virtuais realizam transações financeiras, é ainda mais importante dar atenção a essa questão.
Por isso, vale a pena utilizar o certificado SSL, que converterá o endereço para HTTPS. Também é interessante usar gateways de pagamento confiáveis e apresentar selos de qualidade e proteção.
Dessa forma, você estimula a confiança no cliente e também demonstra para o Google a preocupação com esse quesito.
Tenha cuidado com as informações apresentadas
Especialmente nas páginas de produtos, é preciso ter cuidado com o tipo de informação que será apresentada. Embora a intenção seja chamar a atenção e despertar o interesse do cliente, o recomendado é evitar informações apelativas ou que possam induzir ao erro.
Nesse caso, o mais adequado é apresentar dados claros e verdadeiros, que ajudem na tomada de decisão do cliente. Inclusive, isso poderá ajudar na obtenção de avaliações positivas e alinhadas com a oferta.
Apresente conteúdo original e relevante
Mesmo que a sua loja virtual não tenha um blog, é importante focar na qualidade do conteúdo que será oferecido. Nas páginas de categorias, por exemplo, é possível apresentar informações sobre o tipo de produto, os usos, as vantagens e como escolher.
Nas páginas de produtos, costuma valer a pena ir além das informações técnicas. Apresentar como o produto pode ajudar o cliente, e quais são suas características, favorece a tomada de decisão.
Para alcançar um Google E-A-T elevado, o conteúdo deve ser original e relevante. Então, evite cópias e procure se aprofundar na apresentação das informações.
Cuide da produção visual
Os textos de explicação do produto e as avaliações dos outros clientes não são o único tipo de conteúdo valioso. Para alcançar um bom E-A-T, é interessante ter atenção com as questões visuais da página.
Isso significa focar, em especial, na apresentação de imagens. Apresentar o produto em diferentes ângulos ou distintas escalas favorece o processo de decisão do cliente.
Também pode ser interessante mostrar as variações de cores e tamanhos, bem como o produto em uso. Foque em imagens de alta resolução, mas que sejam de rápido carregamento para que a experiência do cliente seja beneficiada.
Facilite o contato dos clientes
Como parte da estratégia para aumentar a autoridade e o nível de expertise, é importante facilitar o contato dos clientes com seu negócio. Quanto mais simples for essa abordagem, melhores tendem a ser as classificações dadas pelo Google e a experiência do cliente.
Por isso, apresente duas ou mais formas de contato, como um link para WhatsApp, e-mail ou telefone. Deixe as informações facilmente visíveis e tire as barreiras que podem impedir o contato.
Use estratégias de otimização contínua
Da mesma forma que o conteúdo deve ser continuamente atualizado, vale a pena utilizar estratégias de melhoria contínua. Acompanhe as métricas da sua loja virtual, identifique gargalos e oportunidades de otimização em relação à experiência, por exemplo.
É importante fazer essa medição de modo contínuo, desenvolvendo testes e aplicando melhorias ao longo do tempo. Isso é útil para atender às necessidades dos clientes de maneira contínua, ao mesmo tempo em que favorece o posicionamento nas buscas.
Agora você sabe que o Google E-A-T é essencial para o posicionamento da sua loja virtual nas páginas de busca. Ao não ignorar essas práticas, é possível melhorar seu posicionamento perante os concorrentes e, assim, gerar mais resultados de vendas e fidelização.
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