Todos os dias, reservamos um período de aproximadamente 2 horas para prospecção de novos clientes. Logo, conseguimos fazer vários contatos, ouvir alguns “nãos”, fechar alguns projetos e tirar dúvidas de pessoas que não vem conseguindo obter resultados com suas ferramentas digitais.
Um dos casos nos chamou a atenção, pois o contato do outro lado do telefone, fez o seguinte comentário:
“… o que você está falando sobre ter um site, já ouvi lá trás da empresa que me vendeu o site. Já se passaram dois anos e nunca recebi um orçamento.”
Prontamente, perguntei se poderia fazer alguns comentários sobre o site dele e realizar algumas pesquisas no Google.
Resultado:
- O site que ele comprou apresenta alguns problemas quando acessado em dispositivos móveis;
- As imagens utilizadas, você percebe que foram baixadas do Google. Sem nenhum critério, cuidado e atenção aos direitos autorais;
- O site demora muito tempo para carregar, o que termina desanimando qualquer novo visitante;
- Na página principal, não está claro quais os serviços ele oferece. Por se tratar de empresa de engenharia, é importante que a linguagem seja simples e objetiva. Quem está procurando o serviço dele, são pessoas comuns, não engenheiros.
- Pesquisando no Google Maps, percebi que existem outras 30 empresas localizadas na mesma região. Se ele é mais um, e não apresenta um diferencial, os concorrentes estão levando mais vantagem.
Após análise da situação desse cliente, identificamos que faltou desde o início do projeto, um planejamento, uma estratégia para atrair novos consumidores e ferramentas que poderiam fazer dele uma empresa muito mais competitiva. Infelizmente venderam apenas “um site”.
É sempre bom lembrar, que não somos os únicos na região onde estamos localizados.
É necessário que você possa parar alguns minutos por dia ou por semana, para verificar o que seus concorrentes estão fazendo. Entenda que não é para COPIAR e COLAR, mas você precisa saber quem são seus adversários, e que armas eles estão usando.
Esteja atento aos novos produtos, invista em anúncios no Google ou Facebook para atrair clientes na sua região, peça a opinião dos seus clientes mais antigos e que são fiéis a sua empresa. Pergunte se eles gostariam de ver algo diferente, se tem alguma crítica ou elogio.
Cansamos de falar diariamente que não existem fórmulas mágicas. Todos os dias precisamos aprender, melhorar nossos processos e estarmos atentos as novas ferramentas.
Pense nisso!